Conceito | Referências

O meu projecto consiste no desenvolvimento de um blog e filme interactivo para o festival Pós-Ecrã que irá decorrer em Novembro deste ano na FBAUL.

A escolha por este tema deve-se ao facto de me ter dado como voluntário para colaborar na produção do festival e também por desenvolver actividade como designer. Deste modo consigo desenvolver um projecto que poderei adicionar ao meu portfólio profissional. Aproveitando a sugestão da professora Mónica Mendes, de integração da minha participação no festival com o trabalho da disciplina, conseguimos que esta participação ficasse associada à publicação multimédia dos eventos a decorrer dentro do festival.

O blog terá um carácter de fotoreportagem com galerias de fotografias e videos dos workshops e conferências do festival. Posteriormente será realizado, por mim, um filme interactivo com excertos das actividades do festival.

O layout visual e estrutura do blog serão desenvolvidos por mim, bem como o filme interactivo. A recolha de imagens e videos será feita por mim e pelos técnicos de audiovisuais da faculdade.

Como referências encontrei (a partir de uma pesquisa em constante desenvolvimento) o site da National Film Board of Canada, uma agência pública que produz e distribui filmes, documentários, histórias interactivas e outros produtos audiovisuais que exploram o mundo sob o ponto de vista dos canadianos. Neste site em particular interessa-me o modo como está estruturado o blog e os vários filmes interactivos da secção “interactive”.

Os links são os seguinte:

http://blog.nfb.ca/

https://www.nfb.ca/interactive

Outra referência é o site da Future Places, um grupo de trabalho que desenvolve projectos, conferências, workshops e outros eventos ligando os tópicos dos novos média com a cidadania.

Embora o site em si me pareça um pouco confuso, é também um ponto de partida para perceber que tipo de estruturas se podem desenvolver neste tipo de projectos.

O link é o seguinte:

http://futureplaces.org/

Queria também destacar um site que encontrei e que me parece bastante interessante no que diz respeito à interactividade e ao qual poderei eventualmente ir buscar alguma inspiração quanto à sua estriutura como blog. É um site que relata a reportagem da história trágica de alguns esquiadores que foram confrontados com uma avalanche.

O link é o seguinte:

http://www.nytimes.com/projects/2012/snow-fall/#/?part=tunnel-creek

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s